terça-feira, 17 de abril de 2012

Retiro - coisa boa para todos

Pe. Evaristo Biasi dando palestra.

Retiro fazem padres, irmãs as vezes leigos engajados.
Não temos tanta possibilidade, ideal seria que cada um, podia fazer alguns dias por ano retiro.
O que seria RETIRO?

Fazer retiro é colocar-se diante de Deus para viver segundo sua vontade. Neste sentido o retiro sempre gera uma certa intranquilidade pelo conforto entre meus valores e valores de Deus. Foi isto que sempre aconteceu na vida dos grandes homens e mulheres.

Retiro exige honestidade no íntimo de nosso ser. É colocar-se diante de Deus como o jovem rico. Não é fácil ouvir as propostas de Deus para nos. Podemos por vezes ficar tristes com suas exigências. O jovem rico pergunta para Jesus sobre"o que deveria fazer para ser perfeito". Temos um certo medo de fazer este confronto pessoal com Deus. Quais suas exigências? Não basta apenas observar os mandamentos, que já é muito. Jesus nos desafia para estarmos prontos para fazer mais. Ser como Ele. Não é fácil tirar o nosso "eu" do centro de tudo e colocar no seu lugar.

Retiro não é curso. A vida atual com suas exigências nos tirou em parte o tempo necessário para o silêncio, tão necessário para saúde física, psíquica e espiritual. Sem interiorização, seremos vazios, mesmo no melhor discurso do tempo.

Os grandes homens e mulheres de Deus da Bíblia e da Igreja, sempre tiraram tempo para fazer a experiência da escuta e da intimidade com Deus, particularmente nos momentos de provações e nos momentos de exigência de sua missão.

Portanto, fazer retiro, é dar espaço para que Deus fale e confrontar nossa vida com sua vontade. É deixar Deus agir. É escutar Deus acima de tudo.

Algumas ideias de rica palestra de pe. Evaristo Biasi

Capela na casa dos retiros Morro das Pedras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário